associe-se a apeam
Curitiba/PR, Segunda, 19 de Novembro de 2018

Processo seletivo para Mestrado em Engenharia Ambiental (PPGEA)

« voltar
Está aberto o processo seletivo para Mestrado em Engenharia Ambiental (PPGEA) na Universidade Federal do Paraná. O PPGEA é conceito 4 na Capes e o único Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental com Doutorado no Paraná.

Este ano o
 processo seletivo de Mestrado do PPGEA 
será
 realizado em 2 editais distintos que em geral são orientados para públicos distintos.


O Edital 25/2018 é o processo seletivo tradicional que é realizado em uma única etapa na qual o candidato realiza uma prova escrita. Uma vez aprovado, dentro do número de vagas e da nota mínima, o candidato deve buscar um orientador no programa até o final do 1o trimestre de 2019. O candidato aprovado nesse processo poderá solicitar bolsa de estudo, respeitada a disponibilidade e critério de classificação conforme as normas internas do programa.

O Edital 26/2018 é um processo seletivo diferenciado e continuado. Este processo seletivo é indicado, mas não restrito, a profissionais que estão trabalhando e que desejam desenvolver a pesquisa acadêmica em um cenário mais compatível com a dupla jornada. A primeira etapa consiste na submissão de um projeto de pesquisa com indicação de um professor orientador do programa que ofertou vaga no edital. Esse projeto será avaliado pelo professor indicado e caso seja aprovado o candidato pode prosseguir para a segunda etapa. A segunda etapa consiste em obter aprovação em 3 disciplinas do PPGEA durante o ano de 2019, sendo uma delas a disciplina obrigatória (Fundamentos de Engenharia Ambiental). Caso obtenha aprovação nestas 3 disciplinas o candidato é considerado aprovado e poderá requerer a matrícula no programa com aproveitamento destes créditos.

Maiores informações sobre o processo seletivo podem ser consultados nos Editais e na página:
http://www.prppg.ufpr.br/site/ppgea/admissao/processo-seletivo-mestrado/

Os professores orientadores e seus temas de pesquisa estão disponíveis em: