associe-se a apeam
Curitiba/PR, Quarta, 25 de Novembro de 2020

O evento online "Me Formei, e Agora?" é sucesso entre estudantes e recém formados

« voltar

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, que ocorreu entre 1º e 5 de junho de 2020, as associações de engenheiros ambientais do estado do Paraná (APEAM, ACSPEA, ANPEA, AOPEA e ASPEA) promoveram o evento ME FORMEI, E AGORA? abordando as diversas áreas e modalidades de atuação do profissional de engenharia ambiental.

 

Durante a semana, profissionais convidados compartilharam sobre suas trajetórias e escolhas profissionais em bate-papos divididos por temas - consultoria, setor privado, setor público, projetos socioambientais, ensino e pesquisa e experiências no exterior. Em cada bloco, foram reunidos em torno de cinco profissionais em uma mesa virtual, que apresentaram em 15 minutos sua história na engenharia ambiental, eles ainda trocaram ideias sobre as áreas de atuação, responderam perguntas do público e deram dicas sobre como se tornar um profissional competente. Esse novo formato de evento, totalmente online e transmitido via canal da APEAM no YouTube arrancou elogios mesmo do público mais experiente e exigente. Alguns dos principais pontos destacados do evento pelos participantes foram:

 

O chat possibilitando a interatividade de todos e a dinâmica de ser realmente um bate-papo e não em forma de palestra.

 

Os horários estabelecidos estavam ótimos, áudio e a qualidade da imagem excelente, plataforma usada foi de fácil acesso, profissionais super qualificados, histórias e trajetória lindas e inspiradoras...”

 

A pluralidade de carreiras seguidas pelos convidados. Por mais que eles estivessem dentro do mesmo “tema”, a trajetória percorrida por eles nem sempre era a mesma. Então foi muito interessante perceber que não existe uma fórmula pronta, e que não tem o certo ou errado

 

O objetivo inicial das associações era motivar e orientar um público específico, estudantes e recém formados, que atualmente estão iniciando sua carreira e muitas vezes encontram-se desmotivados com os horizontes apresentados durante a graduação. Entretanto, o alcance foi muito maior do que o esperado, o evento também foi  acompanhado por engenheiros já há algum tempo no mercado de trabalho que receberam o link das transmissões. 

 

A gerência de eventos da APEAM recebeu diversos comentários sobre como os bate-papos foram inspiradores e cheios de conteúdo de qualidade, motivando desde estudantes ainda na graduação até profissionais já atuantes e com carreiras bem definidas. Além disso, foi também uma ótima experiência para os próprios profissionais convidados, que puderam revisitar momentos importantes na construção de sua carreira. Mesmo diante de muitos obstáculos, como medo, mudança de cidades,  crises políticas e econômicas no país, e o longo trajeto percorrido até agora, a motivação desses engenheiros e engenheiras ambientais não se apagou. Independente de área e forma de atuação, os convidados apresentaram de maneira orgânica um brilho nos olhos ao narrar sua trajetória, demonstrando que a paixão pelo que se faz é um combustível importante para seguirmos fortes na vida profissional, na engenharia ambiental e em tempos de crise.

 

Parabéns APEAM, foi um evento incrível e motivador para todos! Eu por exemplo, durante a graduação, sempre senti falta de ver realmente Engs. Ambientais atuando na área, trabalhando no seu dia-a-dia ou contando experiências, e através deste evento tive esta oportunidade! Foi realmente muito legal, abriu muito meus olhos para diversas áreas que poderei atuar depois de formada.”


Parabéns para toda a APEAM pela realização do evento. Enquanto estudante, eu fico muito grato pela experiência incrível que este evento me proporcionou. Não é com frequência que temos materiais que retratam as atividades e as demandas do mercado de trabalho para engenheiros ambientais, o que torna a atuação de vocês muito necessária não apenas para estudantes mas também para toda a sociedade. Creio que, assim como eu, muitos estudantes estejam mais animados para seguir nessa carreira tão ampla, tão multidisciplinar e tão fascinante que é a engenharia ambiental.”

 

De maneira geral, os participantes e profissionais que acompanharam as transmissões puderam expandir sua rede de conexões, se reconectar com colegas de graduação e imergir na proposta de buscar uma carreira de propósito e com significado pessoal como engenheiro ambiental. No último dia, foi realizado um workshop exclusivo para os inscritos no evento com a coach e mentora Danielle Fausto para planejamento de carreira.


Foi incrível! Como recém-formada e com tudo que estamos passando, estava me sentindo desmotivada... Vocês conseguiram voltar o meu brilho nos olhos para a profissão. O Workshop com a Dani foi perfeito, amei tudo. O envio de e-mails também foi ótimo, relembrando a programação do dia, com os links da programação do dia anterior pra quem perdeu online, vocês arrasaram!

 

O evento foi acompanhado por ouvintes de todas as regiões do país, majoritariamente pelo público paranaense (71%) de 45 municípios, seguido dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. A maioria dos participantes foi de estudantes (59%) e profissionais formados há menos de um ano (24%). O evento foi classificado pela maioria como excelente ou ótimo e 100% recomendaria para seus colegas.

 

Mostrou inúmeras áreas de atuação do engenheiro ambiental. Dicas e orientações para a construção da carreira. Mostrou a valorização e a necessidade de engenheiros ambientais no mercado de trabalho.

 

Não posso deixar de parabenizá-los pela organização impecável do evento! Quero parabenizar pela excelente postura no evento! Fiquei extremamente satisfeita com os profissionais enviados

 

Quer participar e acompanhar de perto as atividades da Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais - APEAM?

 

Associe-se à APEAM (clique aqui) e siga nossos perfis no instagram e facebook!