associe-se a apeam
Curitiba/PR, Sexta, 27 de Novembro de 2020

ME FORMEI, E AGORA? - Pós Evento

« voltar

A APEAM, ACSPEA, ANPEA, AOPEA, ASPEA e FNEAS agradecem a todos que participaram do ME FORMEI, E AGORA? Rodadas de Bate-Papo Sobre as Carreiras na Engenharia Ambiental !

 

Foram 5 dias de evento, mais de 300 inscritos, perto de 3 mil visualizações e mais de 30 profissionais convidados compartilhando sua trajetória, ideias e dicas sobre a atuação do profissional de engenharia ambiental.

 

Uma semana que entrará para a história da engenharia ambiental no Paraná!

 

Se você perdeu ou quer rever algum momento, corre porque os vídeos ficarão disponíveis apenas essa semana.

 

Um resuminho do que tivemos...

 

Na segunda (1º junho)...

....com o primeiro bate-papo da manhã sobre a importância de se ter suas parcerias e ser um profissional resiliente e que tenha em mente a questão da coletividade, do trabalho em equipe.

Não vamos esquecer da atuação do nosso querido Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e do nosso Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do Paraná.
A tarde, houve a "reunião" de todas as entidades de classe paranaenses junto a nossa entidade nacional, na qual foram expostas todas as atividades que as associações realizam, quais são seus objetivos, quem são os dinossauros e também, aposto que observaram, o brilho nos olhos desse pessoal em querer compartilhar com os mais novos, os caminhos que eles trilharam e alguns de seus objetivos futuros.

 

Links de acesso:

Manhã

Tarde

 

Na terça (02/06)...

Como foi interessante entender as infinitas possibilidade de se atuar com consultoria não é não?

 

Lá pela manhã, foi mostrado que tem engenheiro que trabalha especificamente no ramo de resíduos sólidos, tem aquele que trabalha com programação, cruzando dados ambientais de 60 colunas por 20.000 linhas, ou geoprocessamento, planejamento de cidades através dos planos municipais, monitoramento ambiental, qualidade do ar, até aquele que coordena equipes multidisciplinares e precisa ter uma visão sistêmica das várias peças do quebra cabeça ambiental.

Você pode atuar como funcionário em uma empresa de consultoria ou ser o próprio dono, aí vale lembrar a importância de se aprimorar em áreas além da engenheira. Você precisará tocar um negócio e ser um empresário, um gestor, negociador, administrador.

 

Ai a tarde, foi a vez da atuação das engenheiras e engenheiros ambientais representantes do setor privado, atuando em grandes indústrias. Duvido que você não ficou com um gostinho de querer por um pézinho dentro do chão da fábrica :) O que foi esse bate-papo? O pessoal compartilhou cada passo de sua história, desde a universidade, a busca pelo primeiro emprego no jornal, a luta contra o medo do desconhecido, a pausa para ir atrás de um sonho e amadurecimento pessoal, até chegarem nos cargos que estão ocupando hoje. Fora as dicas, muitas dicas!

 

Links de acesso:

BATE-PAPO #1 - Consultorias
BATE-PAPO #2 - Setor Privado

 

Na quarta (03/06)...

Todos os dias foram de muita motivação, mas esse dia pode ser resumido na palavra "inspiração".

 

Pela manhã, tivemos uma conversa muuuuuito legal com o pessoal que está no exterior, tanto trabalhando, quanto fazendo pós-graduação. Valeu muito a pena ver como as pessoas chegaram na posição em que estão, como elas se motivaram e foram atrás disso, e também como mantêm essa motivação HOJE, para se desenvolverem como profissionais e um dia, quem sabe trazer todo o conhecimento adquirido para o Brasil. Dicas e ideias foram compartilhadas, a sustentabilidade é o assunto no exterior, e além disso precisamos conhecer o que nos cerca, entender os entraves de mercado e da política, local, regional e internacional.

 

Bom, a tarde, foi a turma dos projetos socioambientais, olha, "vale a pena ver de novo"! Profissionais que dedicaram e dedicam suas vidas a tornar a vida de outras pessoas mais sustentável, com mais qualidade, mais oportunidades, segurança e saúde, além de serem agentes fundamentais na conscientização ambiental. Aplicando seus conhecimentos técnicos e vontade de mudar o mundo  em projetos em localidades específicas, em grupos de discussão nacional e internacional, como representante brasileiro no mundo lá fora, e também no emaranhado mundo político, com muita força levando para discussão questões ambientais que atingem diretamente a qualidade de vida da população, defendendo causas, buscando soluções e melhoramento das políticas públicas.

 

Links de acesso:

BATE-PAPO #3 - Experiências no Exterior

Bônus - Assessora Ambiental na Nova Zelândia


BATE-PAPO #4 - Projetos Socioambientais


 


Na quinta (04/06)....

As rodadas de bate-papo estavam chegando ao seu fim...

 

Apesar do evento estar acabando, os outros dias trouxeram uma inspiração e uma motivação tão grandes, que a vontade de seguir na engenharia ambiental nesse momento só estava aumentando.... A ideia geral era ajudar os estudantes e recém formados a escolherem um caminho a seguir...  mas teve gente que nos comentários dizia que "desse jeito, com tantas atuações, fica difícil de escolher o que fazer APEAM"!!!


Na parte da manhã, o bate-papo foi com os nossas maestras e maestros, os formadores, isso mesmo, as Engenheiras e Engenheiros Ambientais que dedicam suas vidas a FORMAR novos profissionais da engenharia ambiental - as PROFESSORAS e PROFESSORES. E não "só" isso, mas também a pesquisa por novas tecnologias, novo conhecimento e inovação para fortalecer nossa caminhada pelo desenvolvimento sustentável.

E, como vale a pena se dedicar para formar profissionais para o futuro, não é mesmo? A paixão por lecionar e passar adiante muito conhecimento e experiência transbordavam dos nossos convidados.

 

A tarde, tivemos o último bate-papo com a participação de profissionais que hoje estão atuando em órgãos públicos, que conversaram sobre o PAPEL dos profissionais de engenharia ambiental na tradução de conhecimentos técnicos em políticas públicas, em soluções para problemas do nosso dia a dia, na gestão de recursos, na fiscalização de atividades.


Links de acesso:

Bate-Papo #5 Ensino e Pesquisa

Bate-Papo #6 Setor Público


Sexta (05/06)

Se você que viu todas as palestras de todos os outros dias e ficou ainda mais confuso sobre o que quer fazer ... porque vamos combinar, são tantas áreas bacanas para um engenheiro ambiental atuar!! Na sexta tivemos um workshop inspirador, apresentando estratégias para que você consiga encontrar o SEU caminho, e apresentando alguns dos PROPÓSITOS dos profissionais de engenharia ambiental :)


Isso mesmo, guardem essa palavra, PROPÓSITO, porque é a partir dela que a inspiração e motivação de cada um de vocês virá a partir de agora! Se você quiser conhecer mais, estamos sorteando um livro la na conta da APEAM no instagram (@apeam_pr). O sorteio será na próxima segunda (15/06/20).

 

Link de acesso:

Encerramento

O conteúdo exclusivo do workshop de planejamento de carreira com a coach e mentora Danielle Fausto estará disponível apenas para associados.


Curtiu?

 

Conta pra gente o que achou do evento e sobre o que mais quer conhecer da engenharia ambiental > questionário de satisfação