associe-se a apeam
Curitiba/PR, Sábado, 05 de Dezembro de 2020

Especialização em Tecnologias da Cadeia Produtiva do Biogás (UTFPR)

« voltar

 
Você sabia que a digestão anaeróbia vem se consolidando como uma alternativa tecnológica para a gestão ambientalmente adequada dos resíduos orgânicos no Brasil e no mundo.

O avanço do conhecimento e o aperfeiçoamento da mão de obra tem permitido a implantação de plantas de biogás com recursos tecnológicos que permitem melhores rendimentos de biogás e biometano.

A cadeia produtiva de biogás é um mercado promissor, principalmente aqui no estado do Paraná onde a agroindústria representa 30% do PIB*. Neste segmento há grandes oportunidades de atuação para profissionais da Engenharia Ambiental.

Se você tem interesse em se especializar nessa área de atuação, saiba mais sobre o curso de Especialização em Tecnologias da Cadeia Produtiva do Biogás (TCPD) realizado pela UTFPR em parceria com o Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás) e que está com inscrições abertas até 27/11/2020.

O curso é oferecido na modalidade à distância e conta com uma equipe de professores 100% mestres e doutores com ampla experiência prática na área. Os encontros presenciais são destinados a realização de avaliações, visitas técnicas em plantas de biogás em escala real com diferentes tecnologias, além de debates e palestras com profissionais do mercado, professores e pesquisadores do cenário nacional e internacional.

A realização de um curso de Especialização em 12 meses permite que o aluno(a) conheça toda a cadeia produtiva do biogás e ao final do curso seja capaz de elaborar um projeto preliminar de uma planta de biogás.

Carga Horária
360 horas

Duração
12 meses

Periodicidade de Oferta
1 vez ao ano
Este ano as inscrições encerram em 27/11/2020

Modalidade
A distância

Disciplinas (com carga horária)
Introdução à cadeia produtiva do biogás (30h)
Panorama do setor de biogás (30h)
Fontes de biomassa para a produção de biogás (30h)
Determinação do potencial metanogênico da biomassa (30h)
Dimensionamento de reatores anaeróbios (30h)
Operação e monitoramento de plantas de biogás (30h)
Purificação do biogás (30h)
Manejo do digestato (30h)
Conversão em energia (30h)
Viabilidade econômica de plantas de biogás (30h)
Design de plantas de biogás (60h)

Saiba mais sobre o curso da Página do Facebook ou da UTFPR.

O Edital e informações detalhadas sobre inscrições estão disponíveis AQUI!

Faça sua inscrição aqui.