associe-se a apeam
Curitiba/PR, Quarta, 12 de Dezembro de 2018

CANDIDATOS A CONSELHEIROS REGIONAIS PARA CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL DO CREAPR (CEEC) 2019 2021

« voltar
A seguir apresentação e plano de trabalho dos nossos candidatos a conselheiro titular e suplente junto a Câmara Especializada de Engenharia Civil do CREAPR – CEEC 2019 - 2021. A eleição virtual ocorrerá via acesso restrito dos profissionais do dia 24 de novembro até dia 30 de novembro de 2018. Apesar de ser a única chapa a ser apresentar é muito importante a participação dos engenheiros ambientais nesta votação.

BRUNO TONEL OTSUKA

Engenheiro Ambiental pela UFPR, Mestre em Construção Civil pela UFPR, Especialista em Engenharia de Planejamento pela PUC/PR e Engenheiro de Segurança do Trabalho pela UTFPR.

 

Experiência profissional:

É engenheiro ambiental do Município de Araucária e desde 2017 é Diretor Geral da Secretaria de Meio Ambiente e Presidente do Conselho Municipal do Plano Diretor. Participou da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, Plano de Mobilidade, Plano de Arborização Urbana, Revisão do Plano Diretor e renovação do contrato de programa de serviços de saneamento básico. Coordenou as Conferências Municipais de Meio Ambiente de 2012, 2013, 2015 e 2018, assim como a criação do Refugio do Bugio em Araucária e a revitalização do Parque Ambiental do Passaúna. Gerência serviços de paisagismo, arborização, cemitérios municipais, horto florestal, parques e praças, coleta de resíduos sólidos e limpeza urbana, fiscalização, educação ambiental e proteção animal. Coordenou entre 2014 e 2018 a descentralização do licenciamento ambiental conveniado com o IAP.

 

Atividades Profissionais:

Políticas públicas, planejamento e ordenamento ambiental, educação ambiental, gestão integrada de resíduos sólidos urbanos, limpeza urbana, licenciamento, fiscalização, saneamento básico, saúde e proteção animal, cemitérios municipais, paisagismo, arborização, unidades de conservação, praças e bosques.

 

Participação associativa:

Gerente técnico da Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais – APEAM desde 2014. Revisou o Caderno Técnico de Licenciamento Ambiental do CREA/PR. Desenvolveu o estudo das matrizes curriculares dos cursos de engenharia ambiental e engenharia ambiental e sanitária cadastrados no CREA/PR. Atuou como conselheiro suplente da APEAM na CEEC/CREA-PR na gestão 2016-2018.


LUIZA SCARPIM

Engenheira Ambiental pela UDESC-PUCPR, Especialização em Direito Ambiental pela PUCPR.


Experiência profissional:

Atua como Engenheira Ambiental na Prefeitura do Município de Balsa Nova (2017-atual) e na área de avaliações e perícias com assessoria técnica em processos judiciais no âmbito administrativo, civil e criminal.

Perita judicial (TJPR) e perita-assistente (Justiça Federal).

 

Atividades Profissionais:

Atua como presidente no CMMA - Conselho Municipal de Meio Ambiente, no CMPD - Conselho Municipal do Plano Diretor, no CERH/PR Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

 

Participação associativa:

Gerente Jurídica na Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais – APEAM (2017)

 

PLANO DE TRABALHO

 

·         Fiscalização e transparência na aplicação dos recursos do Sistema CONFEA/CREA/MUTUA.

·         Combater o exercício ilegal das profissões e promover a ética profissional.

·         Resgate e valorização da engenharia nas diversas esferas do governo.

·         Trabalhar para que as atribuições dos engenheiros ambientais sejam cumpridas no CREA/PR, conforme normatização vigente e competências adquiridas junto às Instituições de Ensino Superior – IES.

·         Orientar os coordenadores de cursos das IES quanto à elaboração dos programas pedagógicos de curso e matrizes curriculares, visando o alinhamento entre atribuições e competências profissionais.

·         Consolidar as atribuições profissionais dos engenheiros ambientais nas áreas do saneamento ambiental.

·         Representar a engenharia ambiental paranaense no sistema CONFEA/CREA.

·         Buscar alternativas para solucionar questões de sombreamento entre a engenharia ambiental as outras profissões do sistema.

·         Orientar os engenheiros ambientais do estado quanto à atuação profissional, ética e mercado de trabalho.

 

.