associe-se a apeam
Curitiba/PR, Quarta, 27 de Março de 2019

APEAM participa do V Simpósio Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

« voltar

A APEAM participou, entre os dias 26 e 29 de maio do V Simpósio Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, na cidade de Campo Mourão ? PR. O Simpósio é um evento anual de caráter técnico-científico, e tem sido organizado pelo Curso de Engenharia Ambiental do Campus Campo Mourão desde 2010.

al

Representante da ANEAM e Alunos da Empresa Júnior de Engenharia Ambiental 

O presidente da APEAM e Diretor de Valorização Profissional da ANEAM Eng. Renato Muzzolon Jr., ministrou a palestra intitulada ?O PANORAMA DA ENGENHARIA AMBIENTAL NO BRASIL?, onde foram destacadas as áreas de atuação do Engenheiro Ambiental e principais necessidades do mercado, destacando as tendências para os próximos anos.

O Eng Renato apresentou os maiores desafios enfrentados pela categoria, com alternativas de enfrentamento das dificuldades, destacando as atividades que a APEAM vem desenvolvendo, para a defesa e fortalecimento da classe, criando oportunidades para os estudantes e profissionais.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão já vem realizando eventos anuais sobre estudos ambientais desde 2006. A Primeira Semana do Meio Ambiente ocorreu em Junho de 2006. Em Junho de 2007 realizou-se a II Semana do Meio Ambiente, este ano marcou o início do primeiro curso de Engenharia Ambiental do sistema UTFPR, no Campus Campo Mourão, a partir do 2º semestre.

Segundo o acadêmico do 9ª período Renan Freitas a presença de um representante da APEAM no evento foi de extrema importância para esclarecer dúvidas sobre os avanços na categoria á nível nacional. ?Nossa universidade adota o Sisu como forma de seleção, por isso a maioria dos alunos hoje são de outros estados. Eu mesmo vim do norte de Minas Gerais, e com o final da minha graduação se aproximando provavelmente atuarei em outros estados do Brasil. A vinda do Eng Renato possibilitou o esclarecimento de muitas dúvidas e com certeza foi muito proveitoso para todos? ? afirma o aluno Renan.

Os acadêmicos e professores do Curso de Engenharia Ambiental do Campus Campo Mourão acreditam que a evolução do evento tem relação direta com as parcerias estabelecidas ao longo destes anos, entre elas a ANEAM e APEAM (Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais).