associe-se a apeam
Curitiba/PR, Segunda, 15 de Julho de 2019

APEAM participa da comemoração dos 20 anos do curso de Engenharia Ambiental da UFT

« voltar

O presidente da Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais e Diretor de Atribuições Profissionais da Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais - ANEAM, Renato Muzzolon Junior, o Vice-presidente da ANEAM, Itamar Xavier, e o  1º Vice-presidente do CREA - TO, Eng. Civil José Gustavo Rios Fayad, participaram de uma mesa redonda sobre ?Mercado de trabalho e atribuições do Engenheiro ambiental?, durante a celebração dos 20 anos de criação do curso de Engenharia Ambiental.

O evento teve como objetivo despertar questionamentos, propor soluções para os principais problemas ambientais e identificar potencialidades na região norte e no Brasil para aplicações de novas tecnologias sustentáveis, debater as principais áreas de atuação do Engenheiro Ambiental e áreas afins e estudar o desenvolvimento do curso ao longo de história, assim como as exigências de mercado de trabalho.

Segundo Xavier o evento foi um grande marco para a Engenharia Ambiental, mas infelizmente não alcançou a notoriedade nacional. ?De qualquer forma valeu a pena, o envolvimento dos alunos foi notório e a disposição das mesas redondas (Atuação do engenheiro ambiental no setor público?; ?Atuação do engenheiro ambiental no setor privado?; ?Atuação do engenheiro ambiental na academia? e ?Mercado de trabalho e atribuições do Engenheiro ambiental?) foram todas muito bem representadas por uma equipe de profissionais da engenharia Ambiental?, afirmou.

Durante a mesa redonda, Muzzolon apresentou as principais oportunidades de trabalho para o engenheiro ambiental. ?O engenheiro ambiental deseja somente exercer respeitosamente sua profissão em conjunto com as demais categorias? destacou.

Além do presidente da APEAM e vice-presidente da ANEAM, participaram da mesa redonda Antônio Rodrigues da Silva Neto (AMBTO), Cassius Gariglio (Diretor de Valorização Profissional da ANEAM e Conselheiro do CREA) e João Alberto Aragão (SEAGETO). O Diretor de Educação da ANEAM, Tiago Santos, participou da Mesa redonda ?Atuação do engenheiro ambiental na academia?.

Breve Histórico do Curso

O curso de Engenharia Ambiental nasceu após a conferência ECO 92, onde o Governo do Estado de Tocantins teve a honra de abrir em sua Universidade Estadual, a UNITINS, o primeiro curso de Engenharia Ambiental do Brasil, de onde saíram os primeiros profissionais que, na ocasião, não tinham atribuições previstas pelo Conselho de Engenharia para nortear o desenvolvimento dos novos desafios, da nova profissão para atuar com as transformações desenvolvimentistas utilizadoras de recursos naturais. Somente no ano de 2000, fora editada a resolução relacionando atribuições profissionais ao Engenheiro Ambiental.

Comemoração 20 anos de Engenharia Ambiental no Brasil